segunda-feira, 14 de setembro de 2009

EXPLICAÇÃO DE GLÂNDULA SEBÁCEA


PREZADOS ALUNOS, ESTE TEXTO É MUITO VALIOSO, ALÉM DE SER UMAS DAS BASES DOS TRATAMENTO QUE REALIZAMOS EM NOSSOS TRICOPACIENTES.
QUANTO A QUESTÃO:As glândulas sebáceas ficam acopladas no folículo piloso.Se nós temos de 100 a 150 mil fios de cabelos, nós também temos de 100 a 150 mil glândulas sebáceas.
Ela produz um produto oleoso conhecido como SEBO.
As glândulas sebáceas representam um papel muito importante para o fio de cabelo, pois ela produz um óleo chamado sebo que entra dentro do fio, quando este(o fio) vai sendo formado dentro do couro cabeludo e tem outra função importantíssima: ele que hidrata e nutre o fio de cabelo.
Mas como ele consegue hidratar e nutrir o fio de cabelo?
A resposta é: quando penteamos o fio de cabelo, ele vai descendo pelo fio.
Mas quantos centímetros ele consegue descer?Ele desce no máximo 16 cm.
Porque essa informação é importantíssima?
Porque, quem tem uma produção de óleo normal e cabelo com comprimento maior que 16 cm, sempre vai ter uma parte do fio mais seca, pois esse fio não está sendo hidratado pelo óleo do couro cabeludo.
Exemplos: Ana tem um cabelo com 36 centímetros ce comprimento.A produção do cabelo de Ana é normal. Então se Ana pentea os cabelos todos os dias, ela terá 16 cm de cabelo hidratado e 20 centímetros não hidratados.Esse é o verdadeiro cabelo misto e não o que aprendemos na escola que fala: "cabelo misto é aquele cabelo oleoso na raiz e seco nas pontas."
E no caso de Maria que tem um cabelo de 20 centímetros,as glândulas sebáceas não produzem sebo normalmente, ela vai ter o cabelo com 16 cm hidratato e 4 centímetros secos?Neste caso, como a produção de óleo é fraca, ela vai ter somente perto do couro cabeludo hidratado.
O sebo é tão importante, que mulheres com cabelos lisos e oleosos da raiz as pontas, nem usam condicionador e este cabelo não fica danificado ao fazer química. Pois é o oleo do couro cabeludo que hidrata os fios e os protege.
Você já chegou a pensar que cliente nenhuma chegou e disse" Estou com ponta dupla perto do couro cabeludo?" Pois é, o cabelo perto do couro cabeludo geralmente está hidratado pelo sebo.
Vocês lembram que antigamente as pessoas falavam que era importante dar 100 escovadelas nos fios todos os dias?É para o óleo descer.
Este é um dos principíos básicos da tricologia relacionado a tricoterapia.
Você deve estar perguntando: "o que minha professora quer dizer com isso?"Vou explicar melhor:Você, que quer fazer tratamento no seu salão com produtos que realmente tratem os fios, tem que usar nestes tratamentos produtos que tenham como princípio ativo óleos vegetais e animais, ou seja, o produto que realmente vai tratar um cabelo seco, tem que ter óleos vegetais e animais.Infelizmente você vai pesquisar e perceber que a maioria dos produtos contém silicone e óleo mineral na composição. Isto é péssimo.
Você vai entender o porque nas próximas aulas.E porque tem que ser óleo vegetal ou mineral?Porque para a glândula sebácea produzir o sebo, ela absorve o óleo que comememos que vem até ela através da corrente sanguínea e o tranforma em sebo. Ou seja, o oleo que comemos é a matéria-prima que a glândula sebácea usa para produzir sebo.
QUANTO AS QUESTÕES:
É importante saber:
Alimentação ricas em lipídios: couro cabeludo OLEOSO.
Alimentação pobre em lipídios: couro cabeludo SECO.
Da boca para o couro cabeludo: tempo 3 DIAS.
Basta uma variação de 10 % para que o couro cabeludo fique oleoso.
QUANDO INGERIMOS ALIMENTOS RICOS EM ÓLEOS VEGETAIS E ANIMAIS, PARA QUE ELE SEJA ABSORVIDO PELO NOSSO ORGANISMO, VÁ PARA CORRENTE SANGUÍNEA, E SEJA TRANSFORMADO EM SEBO, DEMORA 3 DIAS TODO ESTE PROCESSO.QUANDO USAMOS PRODUTOS RICOS EM ÓLEOS VEGETAIS E ANIMAIS, A HIDRATAÇÃO E NUTRIÇÃO DO CABELO É IMEDIATA.
POR FAVOR, QUERIDOS ALUNOS: não vá falar para sua cliente o seguinte: "olá, o seu diagnóstico é que seu cabelo é seco porque sua glândula sebácea produz pouco óleo, então você terá que comer muita coisa gordurosa para regularizar a produção de sebo. "Se essa cliente ficar gorda ou já for obesa, ela simplesmente vi te "matar."
Risos.
É só uma brincadeira para relaxarmos um pouco com um assunto tão sério e importante.
Quanto a questão:
Função do óleo do couro cabeludo:
1- hidratar e nutrir o fio de cabelo
2- hidratar e nutrir o couro cabeludo, e por ser ácido, protege da penetração de fungos e bactérias.
3- interessante: protege o fio de cabelo quando está em estágio embrionário, funcionado como liquído amniótico.
AÇÃO: COURO CABELUDO COM FALTA DE ÓLEO
REAÇÃO: couro cabeludo seco, fio de cabelo seco, quebradiço, pontas secas.
AÇÃO: COURO CABELUDO COM EXCESSO DE ÓLEO
REAÇÃO: coceira, ferida nocouro cabeludo, caspa, queda, seborréia
Porque é importante para o tricoterapeuta as informações:· a oleosidade natural demora até 24 horas para se recompor após um procedimento químico.
Essa informação é muito importante, pois jamais podemos fazer uma química ante de 24 horas, pois o couro cabeludo está desprotegido.
Ou seja, se o seu cliente relaxou o cabelo, ele só vai poder pintar no outro dia, depois de 24 horas.Como muitos cabeleireiros fazem tudo errado, não é?Lembre-se:O terapeuta capilar deve corrigir os hábitos da cliente e pedir que penteie os cabelos todos os dias.
Você sabia que os hormônios influenciam na produção de sebo?Ao nascer a glândula sebácea é ativada devido aos hormônios quem vêm através do leite materno e durante o resto do tempo permanece inativa.Quando as glândulas sebáceas aumentam de tamanho e a produção começa?Na puberdade (9 ou 10 anos), a produção de sebo começa devido aos hormônios. Dos 13 aos 16 anos a produção de óleo é normal tanto em homens quanto em mulheres.
Aos 20 anos a produção de sebo no homem está no auge e é maior no homem do que na mulher.Porque nos homens a produção de óleo é maior que nas mulheres?Porque o couro cabeludo dos homens geralmente são mais oleosos que o das mulheres, devido a produção de hormônios masculinos.Com estas informações acima, é proibido fazer qualquer química em crianças, pois elas não tem proteção no couro cabeludo e isto pode afetar a sua produção de óleo posteriormente, pois o produto químico pode penetrar no couro cabeludo e destruir a glândula sebácea e alterar a formação do fio de cabelo.
Mas quando podemos fazer química em crianças?Somente depois que ela tiver tido a primeira menstruação, pois a glândula já começou a funcionar.
Queridos alunos, espero que tenham gostado das explicações.
Um beijo e até a próxima aula.
Estudem bastante o conteúdo acima. Informações valiosas!!!!!
e não esaqueçam de postar os seus comentários.
ATT.
MAÍSA

52 comentários:

CLAUDIO PEIXOTO disse...

o sebo é realemnet muito importante para hidratar o nosso cabelo, e demora 24 horas a se recompor. muitos estragos no cabelo se devem á falta deste conhecimento.

Gilmara Lima disse...

Puxa Maisa, a sua explicação foi fantástica. Agora entendi bem o conceito do óleo do couro cabeludo que é hidratar, nutrir o fio de cabelo e o couro cabeludo, protegendo da penetração de fungos e bactérias (estágio embrionário).Achei muito importante a reação do couro cabeludo com falta e excesso de óleo.Grata.

juliana disse...

Muito bom Maísa, é através deste diagnóstico da producào de sebo ser normal ou não é que vou saber quantas vezes por semana lavo meu cabelo? como vou saber se a producào é normal ou não, por exame clínico?
Aí meu Deus quanta dúvida!!!

Simone disse...

Adorei essa explicação das glândulas sebáceas, fantástica,várias curiosidades que não fazia idéia, como o fato de termos que pentear os cabelos todos os dias para nutrí-los, a importância de darmos um espaço de 24h entre uma química e outra,...
Enriqueci muito meus conhecimentos com esse capítulo.
Obrigado.
Simone Domingues Patricio

val disse...

muito bom saber, para, respeitar a ação perfeita da natureza. Maravilhosa sua exposição em conteúdo e na clareza da explicação.Minhas espectativas crescem cada vez mais.

Márcia Antonia disse...

Agora sei porque o sebo é tão impórtante para a saúde dos cabelos e a tendência de quem cabelos muito longos é ter que hidratá-los e nutri-los sempre com produtos, pois sabemos que a oleosidade natural não desce mais que 16 cm ao longo do fio...
Excelente explicação, cada vez mais tenho certeza de quero cuidar da saúde dos cabelos das pessoas!!!
Estou amando!!!

soninha disse...

Maisa,cada dia que passa aprendo cada vez mais dessa profissão tão fantástica estou cada dia mais certa em seguir essa profissão,obrigada bjs

odaircardoso disse...

Maísa obrigado por nós fornecer essas informação tão importante cada aula eu quero aprender mais. Um abraço

virginia hair Styler disse...

adorei essas explicações , que me aprofundaram ainda mais o que eu já sabia, completou meu conhecimento

Unknown disse...

Então na prática não existe cabelo misto????
apenas a oleosidade natural do fio não consegue chegar até as pontas se este for maior que 16cm.
o mais engraçado de toda esta explicação, "devido a minha ignorância", achava que seborréia fosse totalmente prejudicial, sendo que ela parte importante no processo.
bom saber.

gleibe luiz disse...

a importancia do sebo ou seja oleosidade é importante para o cabelo e o couro cabeludo em si,mas causa incomodo quando em execesso e eu creio que com os produtos certos a base de oleos vegetais e animais possamos eqilibrar os resultados sem prejudicar os fios e o couro cabeludo e agradando o cliente?

Ilma Cavalcante disse...

São coisas tão simples né? Se todos tivessem consciência de cuidar do fio de cabelo, agente só tinha cliente de cabelo bonito...Ops! e o próprio cabeleireiro também né? é olhando para os cabelos deles que percebemos que existe mais falta de informação do que má fé em procedimentos inadequados.

Karine Zanoli disse...

Muito legal esse tema Maísa, pois muitas pessoas acham que o sebo produzido no couro cabeludo não tem finalidade nenhuma. Julgam que o sebo apenas deixa o cabelo com aspecto pesado e sujo. Muitos cabeleireiros por não ter conhecimento suficiente realizam duas ou mais químicas distintas em uma mesma pessoa no mesmo dia, sem saber as consequências que este ato poderá levar a esta pessoa. Dessa forma, é muito importante conhecer o funcionamento da glândula sebácea.
Abraços....Karine

Unknown disse...

Olá Maysa...

Eu já sabia da importância das glandulas sebáceas, só não sábia que o que comemos influenciava na produção do sebo e que leva 3 dias para essa transformação. Devemos ter cuidado não só com nossos cabelos, com tambem com nossa alimentação.

silvana

Anônimo disse...

Maisa quanta informação preciosa. Como a nossa alimentação reflete mesmo em todo o nosso organismo. Uma alimentação balanceada e importante para produção do Sebo. Então um bom corte de cabelo é importante? Maisa o mais impressionante é os produtos que compramos acreditando que é bom para o cabelo, agora entendo o porque que tantas vezes o produto promete deixar o cabelo maravilhoso, só que o resultado nunca vem, isso é muito sério mesmo.
Abraços a todos.

Anônimo disse...

Ola, Maisa!
Todas as informaçôes são muitos interessante, mais que o me chamou muito atençao ,foram dos produtos com principios ativos abase oleos minerais e vegetais como tramentos para cabelos secos. O tempo que leva o processamento dos alimentos ricos em estes lipidios.
Nos dias de hoje a midia impôes muitos estatus de beleza, onde as crianças acambam se tornando vaidosas mais cedo. Estas informaçoes sobre processos quimicos em criaças foram de grande inportãancia para previnir trantornos de saúde futuras.
RAQUEL SANTANA

rita costa disse...

habito alimentar, quando devemos fazer quimica em crianças, importancia na alimentaçao pra produçao do sebo e as demais explicaçao...muito bom, adorei todo esse conteudo

jaqueline vilas boas disse...

Olá Maisa,
Estou muito feliz de estar participando deste curso,esta sendo como uma restrospectiva!!!Estou relembrando de muitas coisa que aprendi.a histora da glandula sebacea ja sabia e ponho em pratica no meu salão.Esta questão das crianças fazerem procedimentos químicos,as pessoas nao sabem desta informação e acaba comprometendo a saúde capilar.Agora uma pergunta,neste caso,quando a criança ja fez a química qual procedimentos devemos tomar?????????Obrigado
Aguardo resposta

Unknown disse...

Olá! Essa informação foi muito importante, agora aprendi o que a glândula sebácea faz, produz sebo ou seja um óleo que hidra e nutre os fios dos cabelos.Interessante saber que esse óleo é bom para os fios.Pentear? nossa aonde que imaginava que fosse bom para o cabelo.Sem falar que uma boa alimentação rica em proteínas, óleo vegetal e animal também nutre e hidrata, tanta informação valiosa para um terapeuta capilar.
Angela

Abadia nunes. disse...

MAISA AQUI TEMOS MUITO PROBLEMAS COM O COURO CABELUDO DE CRIANÇAS ENTRE 10 E 12 ANOS DEVIDO PROSSESOS QUIMICOS FEITO POR INDICAÇAO DE ROTULOS DE PRODUTOS VENDIDOS NO COMERCIO, ACHO QUE OS FABRICANTES DESSES PRODUTOS DEVIAM FAZER O CURSO TAMBEM.BEIJOS

Unknown disse...

Olá, Maísa.., tb achei muito importante estas suas explicações.
Tb tenho algumas dúvidas, ex: o óleo mineral e o silicone não devemos usar de forma alguma então?
E crianças que tem cabelo muito crepos, a hidratação pode ser feita?
Um abraço,

Mari

rodolfo disse...

muito bom o assunto, os profissionais deveriam ser mais informados quanto a fazer quimicas em criancas. hj vc ve criancas bem pequenas com cabelos ja relaxados e outras quimicas como progressivas.
abracos

neu e renato disse...

nunca ia imaginar que o sebo q é a hidratação para o cabelo
interessante d+++

Unknown disse...

Oi Maysa! Maravilhosas informações!Agora sei porque meu cabelo que é comprido está sempre seco nas pontas.Estou curiosa para saber se cosméticos são suficientes para nutrir essa parte do cabelo onde o sebo natural não chega.
abraços
Elayne A. Antunes

Eliane Olivier disse...

olà,maisa..,ser o sebo so hidrata 16cm o q devemos fazer para hidrata o restante dos cabelos?
eliane.

Anônimo disse...

Rinaldo souza, como é importante alimentação adequada e equilibrada, para a produção da oleosidade dos fios, como é importante a forma de pentear com mais frequencia principalmente os fios mais compridos.Muito interessante a não colocação de quimicas antes da poberdade e da menstruação.Com os conhecimentos da tricologia o diferencial do cabeleireiro que o pratica será notado.Cmentário Rinaldo souza

Rinaldo Souza Cabeleireiro.Com disse...

Viviane Barbosa, o conhecimento de não usar quimica antes de 24 horas entre uma e outra.Também as criaças não usar nenhum tipo de quimica.A importancia do sebo nos fios de cabelos,que também dependerá de uma boa alimentação.Aluna viviane Barbosa

Unknown disse...

Muito legal Maísa através desse texto conseguimos assimilar melhor as estrtuturas presente na composição do pêlo e suas funções!
Beijãoooo ;**
Hellen Nayara

Rosimeire Guedes disse...

ok.estou gostando muito sobre esta explicaçao.

neneca disse...

OLÁ MAÍSA COMO JÁ DISSE :ESTOU CADA VEZ MAIS ENCANTADA COM ESTES ASSUNTOS.E O QUANTO ESTÁ SENDO IMPORTANTE PARA MIM.OBRIGADA.

silvia helena disse...

Muito boa a explicação muito parecida com a que tive durante minha formação.

Anônimo disse...

Gostei da matéria, muito interessante, foi explicada muitas coisas aqui que não sabia, só gostaria de deixar um comentario, seria mais uma sugestão, ao fim de cada artigo aqui postado não seria interessante postar também a bibliografia, para que os leitores possam saber ou consultar de onde vem as informações.

Nancy disse...

A produção de sebo é muito importante para a saúde e resistencia do cabelo. Portanto, podemos dizer que quem tem cabelo oleoso, tem um excesso de hidratação? Neste caso, melhor ter o cabelo oleoso do que um cabelo seco. No entanto, os dois requerem tratamentos especícos. Valeu pela aula Maísa. Bj. Nancy.

Ester Vilchson disse...

Fiquei impressionada com essas informações,há questões que a gente não aprende no curso de cabelereiro,e que com certeza me fará uma profissional melhor.Obrigada,um abraço.

neneca disse...

BOM DIA MAISA,MUITO INTERESSANTE ESTE ASSUNTO.SÓ QUERO SABER SE ESTES QUÍMICOS RESPONSÁVEIS POR ALGUMAS EMPRESAS DE COSMÉTICOS DE PRODUÇÃO INFANTIL SABEM O VALOR DO SEBO NO COURO CABELUDO? POIS NÃO PODEMOS RECRIMINAR TANTOS OS CABELEIREIROS SE ALGUMAS BULAS INDICAM PRODUTOS FEITOS PARA CRIANÇAS, COMO JÁ VI: TIPO: JUST FOR KIDS, QUE É UM PRODUTO IMPORTADO.ME EXPLIQUE POIS FAÇO MUITO RELAXAMENTO.OBRIGADA.

fabiane disse...

Olá Maísa, como profissional atuando há 5 anos como cabelereira, suas explicações sobre o couro cabeludo ,suas extruturas e funções foram realmente muito importante, reforça todos as pesquisas que já desenvolvi dentro da área. obrigado

Mayra disse...

Nossa achei Maisa muito interessante este assunto, não sabia que a produção de sebo era tão importante para nossos cabelosss....
beijossss

Claudinha disse...

Incrivel como o simples ato de pentear os cabelos deixa-os idratados.E como ainda temos pessoas que fazem tudo errado;conheço tantos cabeleireiros que insistem em fazer duas quimicas juntas.Esse curso vai esclarecer todas as minhas duvidas.

Rafaeli disse...

O sebo é o responsável por hidratar, nutrir o couro cabeludo. Também o proteje de fungos e bactérias e proteje o couro cabeludo que está em estágio embrionário. Ao pentear o fio de cabelo, o sebo pode descer até 16cm. Em cabelos longos, as pontas são sempre mais secas, pois o sebo não consegue chegar até lá. Quando necessário hidratar os cabelos, deve ser feito com óleos vegetais e minerais. A glândula sebácea produz sebo de acordo com o que comemos: dieta rica em lipedeos= couro cabeludo oleoso; dieta pobre em lipedeos= couro cabeludo seco. A oleosidade natural demora 24h para se recompor, por isso não pode fazer processos químicos antes de um intervalo de 24h. Os hormônios também influenciam na oliosidade do cabelo. Somente pode se fazer química em crianças após a primeira menstruação.
Gostei muito da explicação. Estou ansiosa para as próximas aulas. O curso está sendo ótimo.Abraços

Anônimo disse...

Maisa, ainda em relação ao sebo, a hidratação capilar, estudando a matéria, passamos a perceber o quanto uma dieta de emagrecimento influencia também no desenvolvimento capilar, uma pessoa com uma nutrição ruim não pode querer ter um cabelo com brilho. claro que agora sei que os produtos errados também influenciam

Ana Paula disse...

MAISA, ACHEI O MAXIMO ESTA EXPLICAÇÃO POIS NÃO SABIA QUE SÓ DEVEMOS UTILIZAR ALGUMAS QUIMICAS EM CRIANÇAS E SOMENTE QUANDO ELAS FICAREM MOCINHAS MUITO INTERESSANTE POR ISSO É QUE QUANDO FAZEM CABELOS ANTES DO TEMPO OS CABELOS FICAM DANIFICADOS.

ANA PAULA ALVES.

flaviahair disse...

Maísa,
GOSTEI MUITO DE SABER O PORQUE NÃO PODEMOS APLICAR QUÍMICA EM CRIANÇAS E TAMBÉM COMO O SEBO PRODUZIDO POR NÓS PODE SER UM ALIADO NATURAL PARA NOSSSOS TRATAMENTOS.
OBRIGADA.
FLAVIA BIAGINI

Rose disse...

Com certeza são informações valiosas. Porque é através deste conhecimento é que vou saber diagnosticar com precisão um fio de cabelo. ou seja saber que tipo de tratamento será feito para cada tipo de cabelo.

Juliene disse...

Informações valiosissimas !!! Como nosso corpo é verdadeiramente fantastico ne. Agora sou da opinião que quimica em criança jamais, mesmo depois da primeira menstruação.
Juliene

silvia helena disse...

A função do oléo para o couro cabeludo é muito benefico , mais em excesso ou falta é malefico, essa alteração acontece por uma disfunção da glândula sebácea?. Caso haja a destruição dessa glândula e alteração na formação do fio de cabelo por uso indevido de produtos quimicos, tem como melhorar ou reverter esse caso?. silvia

Kayla Ribeiro disse...

Nooossaaa adorei essa aula !!! e ainda mais o puxao de orelha com relação as pausas das quimicas demais mesmo estou enriquecendo muito .

Kayla Ribeiro

Edlene Motta disse...

por esse motivo que cabelos cacheados apois feito um aisamento tende a ficar mais oleoso, justamente por não encontrar dificuldade para descer o sebo.

Lucimar disse...

Amei essa explicação me acrescentou mt...obrigada!!!!!!!!!!

gomes disse...

Aula interessante, é muito importante saber o porque crianças até treze anos não devem se submeter à processos químicos, e que a alimentação é um fator importante na nutrição do fio e couro cabeludo.

RENATA disse...

Boa noite Maisa e colegas!
Maravilhoso o material... Acrescentou muita informação valiosíssima e ainda esclareceu dúvidas simples! Li e reli com imenso prazer o conteúdo para fixá-lo.
Grande abraço.

Mariane disse...

Adorei saber sobre o sebo e que ele é muito importante para a saúde so cabelo!!!
bjos Mariane Laguna

Claudinha disse...

É importante saber que as crianças não podem ser submetidas a processos quimicos,esse curso é ótimo,fico mas interessada a cada leitura.