terça-feira, 8 de setembro de 2009

A VERDADEIRA HISTÓRIA DO SENHOR CABELO

QUERIDOS ALUNOS:EU CRIEI ESTA HISTÓRIA PARA QUE VOCÊS COMECEM A VER, SENTIR,PERCEBER O FIO DE CABELO DE FORMA DIFERENTE.FAÇA UMA LEITURA E FIQUE A VONTADE PARA FAZER OS COMENTÁRIOS.UM GRANDE ABRAÇO!

A VERDADEIRA HISTÓRIA DO SENHOR CABELO

O senhor cabelo tem um ciclo de vida, ele nasce, cresce e morre. Geralmente o senhor cabelo dura de 2 a 7 anos.Quando ele está em estágio embrionário, fica protegido pela oleosidade da glândula sebácea, que funciona como um ventre. Sua nutrição, quando embrião, é feita através da papila que absorve os nutrientes e vindos através dos vasos sanguíneos.O senhor cabelo sempre precisa se alimentar e beber água. Sua alimentação vem através da glândula sebácea, que produz um óleo rico em nutrientes essenciais para que ele fique protegido de agressões externas e fique sempre saudável. Ele é tão inteligente que consegue absorver água do ambiente, por isso falamos que ele é hidrofílico.O senhor cabelo precisa também de oxigênio para sobreviver. Este oxigênio vem através do sangue.O senhor cabelo é muito limpo, e não gosta de sujeira. Por isso, o couro cabeludo precisa estar livre de resíduos de cosméticos e caspa, para que ele possa respirar. Caso contrário, o senhor cabelo fica fraco e começa a cair.O senhor cabelo também é eletrizável, ou seja, carrega de eletricidade.O senhor cabelo, quando mal cuidado pode ficar doente. Tricoptilose, tricorexe nodosa, tricoclasie, triconodose são patoligas que podem aoecer o cabelo.O senhor cabelo não gosta muito de calor. Por isso, quando passa por processos danosos como escova e prancha, fica fraco, ressecado e começa a quebrar.Ele até que gosta de mudar de visual, mudar sua forma, sua cor, mas desde que ele esteja nutrido e preparado para passar pelo processo químico.O senhor cabelo gosta tanto de seu dono que ele é o primeiro avisar quando o nosso organismo não está legal.Ele é um verdadeiro termômetro do que está acontecendo no nosso corpo. Quando o nosso corpo é acometido por doenças inflamatórias, infecciosas, hereditárias, neoplásicas, metabólicas, problemas de depressão, imunológica, disfunções hormonais diversas ou mesmo alterações hormonais, o senhor cabelo pode interromper o crescimento ou apresentar alterações de estrutura. Evidencia, portanto, em primeira mão, as alterações invisíveis por outros sintomas.O senhor cabelo indica para nós, em primeira mão, doenças como:
Anemia
doenças cardíacas
doenças renais
doenças do fígado
doenças gastro intestinais
diabete
lúpus eritematoso
reumatismo
leucemia
AIDS
etc

O SENHOR CABELO TEM VIDA. CUIDE DELE COM CARINHO, PRINCIPALMENTE DE SUA SAÚDE.Mas o que fazer quando o senhor cabelo está doente?De nada adianta usar cosméticos nele. Acredito que você já deva ter gastado muito dinheiro em cosméticos pro seu cabelo e não viu o resultado desejado.Cabelo doente precisa de remédio, de medicamento.

VOCÊS DEVEM ESTAR CURIOSOS EM SABER COMO TRATAR OS CABELOS COM MEDICAMENTOS E NÃO COSMÉTICOS?
ISTO É UMA OUTRA CONVERSA QUE VOCÊS VÃO APRENDER NO DECORRRER DO CURSO.
AGUARDEM...

54 comentários:

Unknown disse...

Essa hstória é mavilhosa, pois da pra interagir melhor no assunto.
Angela

rodolfo disse...

Fantastico, estou morrendo de curiosidade de acompanhar o tratamento do "senhor cabelo"

Karine Zanoli disse...

Legal Maísa, a vida do senhor Cabelo. Estou esperando o próximo capítulo....
Um abraço..

Unknown disse...

Todos querem saber como ter aquele cabelo maravilhoso, é fantastico entender o cabelo da forma como você coloca.
rita

Mayra disse...

Muito curiosa a história do senhor cabelo...Estou esperando a promima parte que fala sobre medicamentos para tratar os cabelos...beijossssss

Mariane disse...

Adorei a história do senhor cabelo, e estou esperandando o proximo assunto de como tratar os cebelos com medicamentos!!!! abraços

juhmakeup disse...

Muito boa, adorei a história do senhor cabelo. Estaremos esperando os próximos...

Gabi Gusmão disse...

Olá Maísa gostei, é uma forma simples e direta de entender... rs...aguardo o próximo capítulo!!!

odaircardoso disse...

facinante gostei muito a cada expliacação fico curioso para saber mais .

virginia hair Styler disse...

Adorei demais esta explicaçã e caa vez mais estou gostando Virginia A S Sequeira

CLAUDIO PEIXOTO disse...

Realmente o cabelo é de a moldura do nosso rosto e ele precisa ser bem alimentado (pelas glandulas sebáceas) e nutrido pela papila dermica (invaginação na bolbo piloso); Agora estou curioso para falar dos farmacos ou semi farmacos (cosmeceuticos) que cuidam bem do nosso cabelo.

soninha disse...

muito legal a explicação,espero ansiosa o proximo capitulo

Unknown disse...

Nossa, fiquei super curiosa para saber como tratar os cabelos com medicamentos.É algo que me fascina: descobrir as melhores maneiras de tratar o cabelo.Estou adorando o que estou aprendendo.Abraços
Elayne A.Antunes

Anônimo disse...

É fantastico começara perceber como todo o nosso corpo está interligado, como funcionamos no todo.E como nosso cabelo ou couro cabeludo passa a ser nosso espelho, nosso próprio reflexo externo de problemas internos.

Unknown disse...

Maísa, quanto mais leio o material que você nos enviou + as suas explicações, fica a cada dia mais interessante este estudo. Estou muito interessada em saber as melhores formas de tratar um cabelo, pois eu mesma já comprei muitos produtos que não resolveram nada, e agora começo a me perguntar o que eles pioraram. Para complicar, a maioria dos cosméticos trazem suas composições em inglês, e o que tenho aprendido com você espero poder ver o efeito em mim , e ajudar muito outras pessoas tb.

elisandra disse...

maisa o cabelo precisa de oleo para sua propria protecao mas quando ela ja comeca a ser parologico eu tenho queda de cabelo estou tratando com vitaminas orais tratamentos esteticos e fazendo uso de minoxidil so que minha haste e muito seca e agora piorou parece uma palha evito condicionadores por causa do oleo morro de medo de ficar calva o que nao esta muito longe pois da para contar os fios de cabelos na regiao frontal

fabiane disse...

Essa história quase lúdica foi bem esclarecedora, realmente é importante termos um organismo saudável isso reflete no cabelo.

Rinaldo Souza Cabeleireiro.Com disse...

O que achei nais interesante sobre as doencas que o cabelo pode acusar. Assim facilitando as descobertas das doencas que existem no nosso corpo.Viviane barbosa de oliveira souza

Abadia nunes. disse...

Maisa agora que entendo que devemos trabalhar em conjunto com medicos para que podemos fazer nosso trabalho adorei....

jaqueline vilas boas disse...

Esta historia me acompanha uns três anos.Coloquei ela no meu salão pra que os tricopacientes entende a verdadeira historia senhor cabelo.Essa historia sensibiliza as pessoas pra que elas entendam a nossa mensagem.Que o nosso cabelo tem vida,ele respira e tem que ser bem tratado.Obrigado

fabizinha disse...

oi maisa, prazer meu nome é fabiola. para eu q sou cabeleireira é muito importante saber como o cabelo se comporta nos nossos estados de saude. e nunca me esqueço das fazes do cabelo q vc comentou inicialmente anagena, catagena e telogena.

Unknown disse...

Achei muito interesante a história do cabelo!
beijãoo
Hellen Nayara Fadoni

Rose disse...

Adorei, essa história só faz com que agente fique cade vez mais interessados em buscar mais conhecimentos sobre o cabelo e couro cabeludo.

Juliene disse...

Este é pra mim um dos textos mais legais deste curso... ele resume de forma clara, e até ludica, como é a formação e vida do cabelo. Fantastico !!! Adoro o "Senhor cabelo".
Juliene

Unknown disse...

olá Maísa

O cabelo parece com um pessoa, ele nasce, cresce e morre. Precisa de alimento e água, é hidrofílico, precisa de oxigênio e gosta de estar limpo. Mal tratado ele adoece, pois ele é eletrizavel e não gosta de calor. Não podemos deixa-lo adoecer, pois ele é um verdadeiro termometro do que está acontecendo em nosso corpo.

Silvana

Márcia Antonia disse...

Incrível como o nosso cabelo tem a ver com a nossa saúde!!!
Eu tive uma experiência pessoal que demonstrou tudo que foi mencionado neste texto. Passei por um processo de anemia e meus cabelos caiam sem parar, usei shampoos anti-queda, tônicos e de nada adiantava. Foi somente quando me curei da anemia, meus cabelos voltaram a se fortalecer e melhorar seu aspecto, fiquei super feliz. As vitaminas que tive que tomar melhoraram muito o crescimento tambêm por isso concordo com o fato de tratar os cabelos com medicamentos.
Abraço

Rosimeire Guedes disse...

achei muito interessante.fascinante de como tratar ocabelo com medicamento

Tonton S. disse...

adoreie a história! estou curioso como tratar o cabelo através de medicamentos!
Wéliton Souza

Nancy disse...

Muito legal a história do Senhor Cabelo. Estou ansiosa para aprender a tratar o cabelo com medicamentos e não apenas com cosméticos.
Abraço
Nancy

neneca disse...

olá tudo bem? estou me sentido como se estivesse indo pela primeira vez á escola.Recebi hoje este programa, e já estou facinada para ver o final.Estou amando.Muito obrigada.

gleibe luiz disse...

muito boa e com linguagem criativa,deixou me com mais intesse pelo assunto e clareou algumas coisas.só aumentou o meu desejo pela matéria.obrigada pela oportunidade!

santini disse...

Ola Maisa, meu nome é Alberto Santini Filho, sou teapeuta ortomolecular, adorei as informaçoes sobre o cabelo e tenho certeza que poderei agregar ao meu trabalho. www.santiniortomolecular.com.br
abração

flaviahair disse...

Maísa,
É UMA PENA QUE ALGUNS PROFISSIONAIS VEJAM O CABELO COMO UM ADORNO MORTO.
Ele realmente tem vida e conserto para ser um "Senhor Cabelo".
bjos
Flavia Biagini

Ilma Cavalcante disse...

Olá Maísa,

Realmente o cabelo é um termometro em avisar que em nosso corpo alguma coisa não vai bem, fiquei curiosa em saber que medicamentos são esses, ja que a industria de cosméticos na maioria das vezes nos enganam sobre a função dos principios ativos existentes em sua formulações.

Abraços.

Simone disse...

Gostei muito dessa história do senhor do cabelo,mostrando-nos da importância da alimentação dos fios, da Hidratação...

juliana disse...

Muito bom, esclarece bastante as dúvidas e de uma forma dinâmica.
abrac
juliana venske

Gilmara Lima disse...

Obrigada pela orientação. Entender a estrutura do cabelo e sua extensão como termômetro de como está nosso corpo é muito interessante.

val disse...

Que interessante,nem sempre se vê o cabelo como um órgão mas quase sempre com uma peça de adorno, sem levar em conta que ele tem vida e como tal carece de cuidados e o mais importante é que se tem que ter o mínimo de conhecimento para entender que no cabelo reflete-se a saúde do corpo e até da mente. Excepcional Maisa mais uma vez obrigada.

santini disse...

estou surpreso com todas as esplicações,e aguardando ancioso para atuar nos tratamentos dos senhores cabelos que refletem quem somos

rita costa disse...

interessante, curioso e fantastica a historia do senhor cabelo e confesso que estou muito interessada na continuidade desse assunto....bjim

Rafaeli disse...

Maísa, essa história é ótima e facilita muito o aprendizado. Estou curisa para saber mais sobre os medicamentos para o cabelo.

neu e renato disse...

muito boa essa historia

Eliane Olivier disse...

adorei a historia do senhor cabelo,
ótima explicaçao.
eliane.

silvia helena disse...

A história do cabelo explicada dessa forma torna fácil e interessante o estudo do cabelo.

gomes disse...

Buscar conhecimento e, nesta busca conhecer o senhor cabelo é o que há de mais importante nesta empreitada, mas, sinto que voce Maísa é uma intima conhecedora do senhor cabelo, então nos apresente este senhor em toda sua essencia.
Foi muito interessante esta estoria.

Ester Vilchson disse...

gostei da forma como voce explicou,estou cada vez mais curiosa com esse curso.

Claudinha disse...

Adorei saber que tenho um amigo comigo todas as horas,senhor cabelo obrigado por existir,vou cuidar de vc.

Kayla Ribeiro disse...

Pois é !!!

Estou louca para saber como se tratar o cabelo .. .

Edlene Motta disse...

essa historia e maravilhosa... amei

Edlene Motta disse...

Amei o senhor cabelo...rsrs. mto bom!

Lucimar disse...

Qt conhecimento,estou aprendendo mt!!!!!!

Ana Paula disse...

GOSTEI MUITO DA HISTORIA DO CABELO É INTERESSANTE AS PESSOAS ACHAM QUE COMPRANDO OS MELORES CREMES SEUS CABELOS VÃO DEIXAR DE CAIR OU CRESCER ISTO DEPENDE MUITO TAMBÉM DA ALIMENTAÇÃO POIS SOMOS O QUE COMEMOS.

MAISA ESSA EXPLICAÇÃO FOI O MAXIMO.

BJS

ANA PAULA ALVES.

RENATA disse...

Muito criativa a forma adotada para explanação do assunto... Fiquei muito curiosa e ansiosa pelas explicações em relação ao uso de medicamentos nos tratamentos capilares ao invés de cosméticos! Fico no aguardo...

Unknown disse...

Interessatíssima a explcação...
estou amando este curso.