sexta-feira, 25 de março de 2011

O ENSINO NA ESCOLA HOSPITAL DO CABELO

A Escola Hospital do Cabelo tem sua própria metodologia, fundamentada na Metodologia de Aprendizagem Baseada em Casos da Realidade Profissional (ABCRP), que, partindo das observações dos problemas e situações da realidade profissional, faz o levantamento das causas, estuda e investiga a realidade, apresenta hipóteses de soluções e aplica estas hipóteses à realidade.
O ensino, ministrado em quatro ciclos, torna-se um Ensino Fundamental de Tricoterapia, compreendendo a grade curricular as disciplinas: Comunicação e Relacionamento Interpesssoal, Programação Neurolingüística, Fitoterapia, Cosmetologia, Tricologia. Aromaterapia, Eletroterapia, Fundamentos e História da Tricoterapia, Estágio, Tratamento e recuperação de cabelos com patologias. A partir dos estágios, é permitido aos alunos auferir renda com o aprendizado dos tratamentos capilares realizados.
O Primeiro Ciclo, chamado de Alfabetização Tricoterápica, apresenta as terminologias utilizadas pelos tricoterapeutas, bem como o vocabulário tricoterapêutico, os fundamentos da Tricoterapia e sua importância em todo o processo tricorterápico. É o início da formação do Profissional Tricoterapeuta.
O Segundo Ciclo, teórico e prático, representa grandes desafios de mudanças de paradigmas e crença nos rumos da Tricoterapia, quando é percebida a necessidade de fazer rupturas com informações e conceitos adquiridos erroneamente. Responde à necessidade da construção do conhecimento e à formação do perfil do profissional tricoterapeuta, levando o aluno à convicção de que estudar é um processo constante. São também trabalhadas a Psicologia, a Programação Neurolingüística, as Consultas dos Clientes, o Levantamento do diagnóstico, elaboração de prognóstico e o estágio das tricoterapias.
O Terceiro Ciclo dá ênfase ao equilíbrio diante das mudanças que os ensinamentos de Comunicação, Psicologia e Programação Neurolingüística produzem no aluno, preparando para uma visão e atuação holística, sendo necessária muita vontade e determinação de querer aprender, bem como o envolvimento total. Continua apresentando novas tricoterapias e também o Estatuto da Associação dos Profissionais Tricoterapeutas Capilares de Minas Gerais e o Código de Ética.
O Quarto Ciclo ainda apresenta tricoterapias e é enriquecido com a chamada de atenção para o empreendedorismo, enfatizando as características do CHA – Conhecimentos, Habilidades e Atitudes, destacando a importância do trabalho em equipe, responsabilidade, organização, pontualidade e assiduidade, ética, capacidade de trabalho sob pressão, padrões de qualidade, liderança etc
O ensino é ministrado em aulas à distância, via Internet, e também presencial, com boa interação entre professor e alunos, abertura de feed-back e depoimento dos alunos no final de cada ciclo.
Lídia Marques - Tricoterapeuta
Postado por Profissionais com diploma e legalizados para exercer a profissão de Tricoterapeuta

Nenhum comentário: